Resenha: Rigor Mortis BR – The One Who (2016)

Após um período de hiato, os gaúchos da Rigor Mortis BR voltam com força total. O álbum “The One Who” mostra que a banda ainda faz parte da elite do Death Metal gaúcho.

A banda explora um brutal Death Metal, cujo peso e agressividade remetem às bandas da década de 80/90. Mesmo com tal referencia o som apresentado não é nada caricato, a banda consegue impor sua personalidade e mostrar todo o seu potencial. A faixa de abertura eu desconsidero, são 25 segundos irrelevantes ao restante do álbum. “Dialeto de  Morto” é a canção que verdadeiramente abre os trabalhos, sua introdução é inteligente, diferenciada.

Ao meu ver a faixa “Find Bodys Parts Toy” é a melhor do disco, seu instrumental começa contido e proporciona um espetáculo de técnica, gosto dos elementos mais “suaves” que estão presentes na faixa, o gutural  mostra que vai além de gritos e berros, é muito mas muito gostosa aos ouvidos, além disso encerra com um riffs esmagador que a torna irresistível. Gosto também de “Febrônio índio Do Brazil (O Filho Da Luz)”, pois mesmo o gutural sendo extremamente grave e agressivo pode-se entender tudo o que é cantado e isso é uma característica que valorizo muito em músicas do gênero.

O álbum encerra com a mesma faixa que lhe nomeia, “The One Who” é forte, brutal e agressiva, o que se espera de canções do gênero, mas acho-a menos interessantes do que as demais, falta algum elemento que pr4enda o ouvinte a ela, então foi uma ótima escolha deixa-la por último.

Posso dizer que brutal death metal não é um gênero que paro com frequência para ouvir, ate chego a evita-lo as vezes, mas a Rigor Mortis BR tem elementos que a diferenciam das demais bandas, a criatividade dos gaúchos me chamou atenção, e embora eu ainda ache que o gutural poderia ser mais compreensível em algumas faixas, entendo que é uma característica natural do gênero. Gostei muito das linhas de baixo, pois apareceram nitidamente em boa parte das canções e isso é algo que nunca tinha ouvido antes.

NOTA: 8,5

Track List:

1 – Intro
2 – Dialeto de Morto
3 – Psychotropic Illness
4 – Human Flesh Juice
5 – Medieval Impalament
6 – Find Body Parts Toy
7 – Febrônio Índio do Brazil
8 – Interlúdio
9 – Raw Meat Sugar
10 – The One Who…

Line Up

Leafar Sagrav – Vocal
Christian Peixoto – Baixo
Alexandre Rigor – Guitarra
Ricardo Borges Chiarello – Bateria

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.