Entrevista: Amaduscias

Entrevista: Aline Pavan
Fotos: Banda divulgação

O Sul do Brasil é, ao meu ver, uma das regiões mais frutíferas em relação a surgimento de bandas de Metal Extremo (Death/Black Metal). E com certeza, os anos 90/2000 foram os mais intensos, com ótimas bandas surgindo, como Bestial, Rebaelliun, Krisiun e dentre todos estes nomes podemos incluir também o AMADUSCIAS, vindo da região norte do Rio Grande do Sul, Carazinho, não demorou muito para o Black Metal feito por eles na época chamarem a atenção de todo o estado. Hoje conversamos um pouquinho com a banda para saber mais sobre essa rica história e seus projetos atuais, confira:

TMW: Completando 17 anos de estrada conte-nos, como o AMADUSCIAS iniciou seus trabalhos?

Evandro: : O Amaduscias teve inicio de suas atividades no ano de 2001 , a banda  foi formada por Rodrigo Sardi , musico já experiente na época por ter passagem por outras bandas conhecidas do underground como Embalmed , Phantasmagoria e Centennial de SP , já pra mim o Amaduscias foi minha primeira banda mesmo assim desde esta época sempre tivemos um ótimo entrosamento musical e ideológico que dura até os dias de hoje.  

TMW: Fale um pouco sobre a atual formação da banda.

Evandro: O Amaduscias levou muito tempo até chegar na formação atual. Eu e o Rodrigo (baterista) reformulamos a banda toda, essa formação é a que mais rendeu até hoje por tamanho comprometimento, principalmente nas apresentações ao vivo. Hoje a banda conta com Marcello Camargo (vocal), Evandro Pinheiro (guitarra), Mauricio Taube (baixo) e Rodrigo (bateria).

TMW: Fale um pouco sobre o atual trabalho? Como estão os preparativos para lançar o vindouro “Conceived Annihilation”?

Evandro: O álbum está gravado e com 80 % da mixagem pronta. A partir disto vamos mandar pra SP onde vai ser feita a masterização no estúdio Absolute Master. Esse ano recebemos convites irrecusáveis para tocar ao vivo e por esse motivo o álbum acabou atrasando mais do que o esperado, mas no início de Março de 2018 já vai estar disponível. Posso adiantar que botamos toda nossa garra e suor neste CD, é um trabalho honesto e acima de tudo com nossos conceitos musicais e influências.

Ouça a música “Decapitation”:

TMW: Como funciona a parte de composição, tanto lírica quanto instrumental?

Evandro: O método é o mesmo desde início da banda, eu gravo sempre a estrutura do som na guitarra, como guia e metrônomo, após isto o Rodrigo cria as partes de bateria na casa dele já que temos nossos próprios estúdios para ensaio, após é juntar o baixo e vocal. As letras sempre foram feitas por mim, cerca de 99% até hoje eu monto as linhas de vocal e somente depois vão para o Marcello, assim ele poderá ter noção do que tenho em mente, facilitando a colocação da voz dele e seu estilo de compor em cima das bases que eu mando.

TMW: Quem está trabalhando na produção deste trabalho?

Evandro: Como tenho o estúdio Wave Master, local que a algum tempo estamos gravando os trabalhos da banda, acabou de forma natural ficando sobre meus cuidados toda a parte de produção, captação e mixagem deste trabalho.

TMW: Em parceria com a Sangue Frio Produções – Assessoria de Imprensa do Amaduscias – ficamos sabendo, em primeira mão, que “Conceived Annihilation” será um álbum conceitual, confere? Poderia nos adiantar quais serão as temáticas deste álbum?

Evandro: O álbum tem um conceito bem definido, gira em torno de acontecimentos aqui de nosso estado RS, da época das revoluções e conflitos sangrentos que ocorreram em todo o sul do Brasil, porém, ainda não é possível chamar de conceitual, já que temos dois sons que regravamos de EP’s lançados anteriormente pela banda, então, foge a parte lírica um pouco do conceito das outras músicas, mas é um trabalho que a capa foi criada em cima da letra de uma das músicas, o nosso estilo de nomear cada som tem uma conexão bem marcante, a anos já trabalhamos nesta linha de composições.

MW: E para a divulgação, o grupo pretende trabalhar em algo para impulsionar este full length? Um videoclipe, quem sabe?

Evandro: Pretendemos gravar um vídeo clip oficial a banda. Já estamos a anos na estrada e está mais do que na hora de trabalharmos melhor esta parte, com um material em vídeo com uma boa qualidade e produção.
Rodrigo: As gravações desse nosso novo trabalho estão excelentes, as composições muito boas e vão nos permitir fazer o material em vídeo com qualidade e da melhor forma que pudermos produzir. Nos próximos dias começaremos a captação de imagens e na edição que também será em breve, certamente mesclaremos outros momentos de importância para o Amaduscias.

TMW: Vocês acham que este trabalho marcará uma nova fase do AMADUSCIAS? Se sim, por que?

Evandro: Este álbum é o CD oficial o tão esperado pelo Amaduscias. Marca o fim de uma fase da banda que evoluiu do Black para o Death Metal, de forma natural e que agora, cada vez mais, a ideia é soar brutal e extremo, Death Metal! É assim que a banda quer seguir as composições, é desafiador querer tocar cada vez melhor mais pesado e brutal. As letras e a temática não tem jeito, sempre vamos manter a fúria e extremismo do Black Metal, a nova fazer da banda também requer investimentos, isto é, há grande cobrança interna da banda, temos objetivos e sonhos para buscar, com pulso bem firme quanto ao que vamos fazer já a partir de 2018.

Rodrigo: Eu entendo que quando se fala em uma nova fase de uma banda, envolve desde a parte instrumental, o estilo, as composições, algo que já estamos adaptando gradativamente e gostamos muito da mudança (e não vamos parar por aí), assim como o Evandro disse, também há investimento que deve ser feito pelo grupo e individual, devemos ter objetivos traçados a curto, médio e longo prazo, mas além disso, eu acredito que devemos cada vez mais ter a dedicação individual de cada músico, o comprometimento de verdade, fazendo com que cada um da banda tenha inspiração dentro da própria banda, do companheiro que está ao seu lado, para buscar a evolução todos os dias, treinar, tocar e se reunir para dar inveja ao outro e assim gerar o incentivo para ir para casa e fazer mais, todos os dias! É ter o respeito interno para continuar colhendo da mesma forma o externo. Estamos sempre em busca disso, por isso essa nova fase é importante, é o início de um grande momento do Amaduscias.

TMW: O Rio Grande do Sul é muito forte no Metal Extremo. Conte-nos, no momento, como vocês veem cena do metal no Rio Grande do Sul?

Evandro: Aqui estamos passando por uma fase excelente, bandas de nível invejado estão fazendo parte do cenário gaúcho, citar nomes é complicado, tanto na região de Porto Alegre, quanto no interior, temos bandas extremas e de qualidade excepcional.

TMW: O AMADUSCIAS sonha com turnê européia? Se sim, este sonho está perto de se realizar?

Rodrigo: Eu respondo que sim! Que banda não sonha com algo tão grandioso?! Mas é exatamente nesse ponto em que eu poderia “copiar e colar” a minha resposta da pergunta que respondi da nova fase do Amaduscias, depende de resolver assuntos internos da banda, antes disso, não se pode sair “de casa”, além disso, talvez até o principal motivo, depende da parte financeira que na maioria dos casos é o que dificulta para as bandas brasileiras viajarem. Perto de se realizar? Não sei, estamos fazendo contatos, se informando mais sobre o assunto, no momento posso dizer apenas que queremos e vamos batalhar por isso.

TMW: Como será feito o lançamento deste trabalho? Será somente físico ou chegará as plataformas de streaming?

Evandro: O processo de lançamento quem está cuidando e dando todo direcionamento é o Gil responsável pela Cianeto Discos. Temos acertado que o cd vai ser Digipack, com livreto bem produzido,  parte gráfica de qualidade e o que ele tem nos passado de informação nos deixou muito satisfeitos e animados. Sobre a parte de divulgação e outras plataformas de streaming estamos acertando tudo com o Patrick da Sangue Frio Produções, nossa Assessoria de Imprensa, falta apenas a gente achar um tempinho e acertar tudo… devido minha correria ainda não pude dar atenção a ele neste aspecto, por outro lado é sempre bom ter mais pessoas envolvidas com a banda cuidando dos detalhes que as vezes passa despercebidos e nesta parte a Sangue Frio tem nos dado uma ajuda muito grande, só temos a agradecer.

TMW: Ainda sobre as plataformas digitais, o que vocês acham deste tipo de lançamento?

Evandro: Excelente! O material tem que girar e atingir o máximo de pessoas possível, sabemos de como é (não é!) em relação a ganhar dinheiro com o metal extremo, por isso dizemos que, comprem ou baixem nossos materiais, o importante é que consumam, conheçam nosso trabalho, divulguem e acompanhem o Amaduscias. Para aqueles que curtem a banda vão querer o CD oficial, com encarte certinho, letras, fotos… além de ainda conseguir outros trabalhos disponíveis no com nossos parceiros, as outras pessoas podem conhecer a partir das plataformas digitais e depois, buscar também o material oficial.

TMW: Há algo que queiram acrescentar sobre os projetos futuros?

Rodrigo: Um de nossos grandes objetivos é não ficar por tanto tempo sem lançar novos materiais, estar com uma divulgação mais efetiva, melhorar ainda mais nossa música enfim, levar o som do Amaduscias com qualidade para o público que paga por isso. É fazer o nosso melhor para quem move o cenário underground. Fazer nossa parte e esperar que o cenário volte a ter mais união, que as pessoas valorizem as bandas sérias, que comprem os materiais, prestigiem os shows de qualidade, com organizadores sérios, que também se preocupam em fazer o melhor espetáculo para o público, com estrutura descente e bandas de nível.

TMW: Deixamos este espaço para as considerações finais.

Rodrigo: Agradeço pela oportunidade em passar um pouco desse momento em que o Amaduscias vive, de pré-lançamento do nosso sonhado CD, algo que estamos nos dedicando muito e que certamente vai impactar o cenário do metal extremo. Ficamos a disposição para mais informações, quem quiser, pode entrar em contato conosco ou diretamente com nossa assessoria de imprensa, a Sangue Frio Produções, responderemos o quanto antes possível. Abraço!!!

Contato para assessoria de imprensa: www.sanguefrioproducoes.com/contato
Sites relacionados:
https://www.facebook.com/amadusciasofficial/
http://www.sanguefrioproducoes.com/bandas/Amaduscias/48

Anúncios