Finlândia, o país que respira Metal

A Finlândia é um país rico, seus aspectos socioeconômicos são altos, os índices de saúde e educação despontam entre os melhores do mundo, e com a música não poderiam ser diferente. O metal na Finlândia é levado muito a sério e já faz algum tempo que as bandas provenientes de lá têm tomado cada vez um espaço mais amplo na cena do Metal mundial. 

Há bandas pra todos os gostos, de Folk Metal à Doom Metal e de Simphonic Metal á Black Metal. abaixo estaremos trazendo algumas bandas de gêneros variados. Confira:  

Stratovarius

Em 1984 foi criada em  Helsinque a banda Black Water. Formada por 3 amantes de Black Sabbath: Tuomo Lassila, baterista e vocalista; John Vihervã, baixista e Staffan Strahlman, guitarrista. A banda iniciante começou fazendo apresentações de cover de outras bandas mais famosas, principalmente do Black Sabbath, da qual retiravam inspiração para suas primeiras canções e rifts próprios. John Vihervã deixou a banda. Seu vago lugar foi ocupado pelo desconhecido Jyrki Lentonen. No ano seguinte, a banda adota o nome que iria imortalizar, Stratovarius, que segundo Tuomo Lassila é uma mistura do modelo Stratocaster da Fender com a marca de violinos Stradivarius. Ao mesmo tempo ocorre a troca do guitarrista com a saída de Staffan e entrada de Timo Tolkki. Ele passou a ocupar também o cargo de vocalista, já que Tuomo estava sofrendo para tocar bateria e ainda cantar. Tolkki trouxe também a banda uma influência de música clássica e heavy metal melódico, que na época era uma coisa nova.

Amorphis

Amorphis  mescla metal progressivo, folk metal e death metal,  formada por Jan Rechberger, Tomi Koivusaari e Esa Holopainen em 1990.No início da carreira a banda era tida como de death metal, apesar de ainda utilizar vocais guturais em algumas músicas, atualmente seu som lembra mais o Doom Metal.

Nightwish

Nightwish é uma banda de metal sinfônico formada em 1996 na cidade de Kitee pelo tecladista e compositor Tuomas Holopainen, a formação original ainda contava com o guitarrista Emppu Vuorinen e a vocalista Tarja Turunen; atualmente o grupo tem seis integrantes, sendo que Tarja, sua sucessora Anette e o primeiro baixista, Sami Vänskä, não estão mais envolvidos. O Nightwish era popular na Finlândia desde o lançamento de seu primeiro álbum, Angels Fall First (1997), e ganhou fama na Europa com o álbum Oceanborn (1998). Contudo, foi com os álbuns Wishmaster (2000) e Century Child (2002) que adquiriu reconhecimento mundial. O álbum de 2004, Once, foi um grande sucesso internacional, permitindo que o Nightwish realizasse várias turnês visitando dezenas de países ao redor do mundo, e o single “Nemo” incluiu a banda dentro da programação da MTV, assim como o single “Wish I Had an Angel”, ambos usados em trilhas sonoras de filmes norte-americanos. Ao fim de 2005 Once havia vendido mais um milhão de cópias ao redor do mundo, e sua turnê,Once Upon a Tour, tinha mais de cento e trinta concertos realizados.

Sonata Arctica

No ano de 1996 Tony Kakko (vocais e teclado) e Pentti Peura (baixo) entraram na banda que inicialmente se chamava Tricky Beans. Com esse nome e essa formação eles gravaram três demos, Friend ‘till the End, Agre Pamppers e PeaceMaker. Logo no ano de 1997 começaram as mudanças. Primeiramente no nome, que agora era Tricky Means. Depois, o baixista Pentti Peura deixou a banda. Em 1999, lançaram “Fullmoon”. Mas antes disso, ainda em 1998, Janne Kivilahti fora chamado para ocupar a vaga de baixista da banda, substituindo Penti Peura. A demo “Fullmoon” foi enviada para a gravadora Spinefarm Records, que se interessou pelo som deles e os contratou. Então a banda mudou de nome novamente, vindo a se chamar Sonata Arctica, e em setembro de 1999, lançou seu primeiro álbum, Ecliptica. O álbum apresenta as novas e melhoradas versões das canções que fizeram parte da demo lançada em 1999.

HIM

Criada em 1991, a banda  é formada por Ville Valo (vocal), Mige (baixo), Linde (guitarra), Burton (teclados) e Gas (bateria), sendo que Ville, Mige e Linde estão na banda desde o início, enquanto Burton e Gas substituíram antigos integrantes. A banda nasce com uma proposta inovadora de unir sentimento a guitarras pesadas, fazendo um som único que pode ser, genericamente, chamado de Love Metal, mas que não pode ser precisamente definido. A voz penetrante e inconfundível de Valo consegue transmitir uma melancolia única às melodias que o HIM toca.

Finntroll

Finntroll é uma banda de folk metal fundada em 1997. Sua música combina Death metal melódico e uma espécia de polka finlandesa chamada de humppa. Mesmo sendo uma banda finlandesa, as letras da banda são em Sueco, por causa do primeiro vocalista Katla que mantinha suas raízes suecas (o sueco é também um idioma oficial finlandês ao lado do próprio idioma finlandês).

Turisas

Turisas é uma banda de Folk Metal sinfônico fundada em 1997 pelo vocalista Mathias Nygård e o guitarrista Jussi Wickström. Seu nome oriunda de um monstro marinho da mitologia finlandesa algumas vezes considerado um deus da guerra. O título do primeiro álbum, Battle Metal, (lançado em 2004), deu origem ao termo do mesmo nome, sendo usado com uma descrição do Folk Metal (principalmente pela revista Metal Hammer e seus leitores). Porém, o Battle Metal não é caracterizado como um subgênero do Metal.

Children of Bodom

Children of Bodom é uma banda de death metal melódico formada em 1993 pelo guitarrista e vocalista Alexi Laiho e pelo baterista Jaska Raatikainen logo após terem se conhecido na escola. A banda inicialmente recebeu o nome de Inearthed, até que, alguns anos mais tarde, assinar com o selo finlandês Spinefarm Records, foi obrigada a trocar de nome, já que, anteriormente, o havia utilizado para assinar um duvidoso contrato com uma gravadora belga.  Embora originalmente o grupo tenha sido muito influenciado por bandas de heavy metal como Black Sabbath e outras, sua discografia prova que não existe uma uniformidade de estilo para que se possa definir seu trabalho, como deixa claro seu quinto disco, Are You Dead Yet?, que foi resultado de uma constante transição de gêneros e possui uma ligação muito forte com a música industrial.

Korpiklaani

Korpiklaani é uma banda de folk metal , fundada pelo vocalista e guitarrista Jonne Järvelä. Originalmente era chamada Shamaani Duo na época de sua formação em 1993, eentão mudou para Shaman em 1996. Com a mudança de estilo da banda e problemas judiciais com o então grupo do vocalista Andre Matos, seus integrantes decidiram em 2003 alterar o nome para Korpiklaani, que significa Clã da Floresta em finlandês. Enquanto outras bandas de Folk metal começaram com o metal para depois adicionar músicas folclóricas, o Korpiklaani começou com o a música folclórica para depois adicionar tendências do Metal.

Ensiferum

Ensiferum foi fundado em 1995 por Markus Toivonen (guitarrista), Sauli Savolainen (baixista) e Kimmo Miettinen (baterista). Para o nome da banda eles escolheram o adjetivo latim ensĭfĕrum, que significa “manejador de espada”. No próximo ano, Jari Mäenpää entrou na banda como vocalista e co-guitarrista. Em 1997, a primeira demo da banda, com 3 músicas, foi lançado. Em 1998 Sauli e Kimmo deixaram a banda e foram substituídos por Jukka-Pekka Miettinen (irmão mais novo de Kimmo, na época com 14 anos) e Oliver Fokin. Em 1999 mais dois demos foram lançados. Em 2000 eles assinaram contrato com a gravadora finlandesa Spinefarm e foram ao estúdio trabalhar em seu primeiro álbum, “Ensiferum”, que foi lançado em 7 de Janeiro de 2001. No mesmo ano Meiju Enho entrou na banda como tecladista. Em 2003, quando o 2º álbum, Iron, estava pronto, Jari deixou a banda e foi se concentrar em seu projeto, Wintersun deixando vaga para Petri Lindroos. Em dezembro de 2004, Jukka-Pekka deixou a banda e foi substituído por Sami Hinkka (Rapture). Oliver também deixou a banda em 2005 e foi substituído por Janne Parviainen.

Moonsorrow

Moonsorrow é uma banda de folk/black metal fundada em 1995. Eles distanciam-se de outras bandas de folk, enfatizando que sua música é pagã e espiritual e que desafia o ouvinte, em vez que ser alegre e dançante.Os membros da banda tem graus variáveis de crença pagã mas eles carregam a espiritualidade do paganismo para ter inspiração para as letras.

Torture Killer

Banda de Death metal  formada em 2002. Originalmente era uma banda que fazia covers de Six Feet Under, mas pouco tempo depois começou a compor música no mesmo gênero que Six Feet Under. Em 2005, Chris Barnes vocalista dO Cannibal Corpse e Six Feet Under juntou-se à banda, mas saiu em janeiro de 2008. Os outros membros da banda são Tuomas Karppinen (guitarra), Jari Laine (guitarra), Kim Torniainen (baixo), and Tuomo Latvala (bateria).

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s