Quando se fala de metal nacional muitas bandas vem a cabeça e certamente pelo  menos uma delas é gaúcha.  O estado do Rio Grande do Sul é um dos celeiros do metal nacional,  possuindo inúmeras grandes bandas, que obtiveram visibilidade não somente no Brasil mas também fora dele.

Por conta disso, citaremos uma sequência de bandas gaúchas, algumas já bastante conhecidas e outras nem tanto, mas que merecem destaque:

Astafix: Astafix  lançou seu primeiro álbum “End Ever” em 2009. No mesmo ano foi considerada a revelação do metal nacional pela revista “Roadie Crew”. Fez  sua primeira turnê nacional e no ano seguinte a internacional. No ano de 2014  depois de uma pausa  para absorver a perda do guitarrista e amigo Paulo Schroeber, voltaram como nova formação, agora com Cássio Viana assumindo a guitarra, e no ano passado lançaram “Internal Saboteur” que desde sue lançamento é um grande sucesso.

Krisiun: Krisiun é uma banda de Death Metal gaúcha formada na cidade de Ijuí no ano de1990 pelos irmãos Alex Camargo (baixo e vocal), Max Kolesne (bateria) e Moyses Koslene (guitarra). A banda é uma das precursoras do Brutal Death Metal mundial, sempre procurando inovar com seu som sem perder sua origem, com isso tornou-se uma das bandas brasileiras que mais obtém visibilidade  internacionalmente. Quando os irmãos decidiram montar a banda, tinham o intuito de tocar o “verdadeiro metal”. O trio  começou a destacar-se no cenário underground, entretando os irmãos estavam cientes de que para realmente crescerem na musica precisariam ir pra São Paulo, onde haveriam mais oportunidades de crescer. Então foram. Em 1993 gravaram o mini-álbum “Unmerciful Order”, e apartir dai as coisas melhoraram e muito para a banda. O primeiro CD da banda foi o “Black Force Domain” lançado em 1995, porém só atingiu um maior público dois anos após o lançamento. Em maio de 1997 o Krisiun realizou 20 apresentações na Alemanha com uma estrutura totalmente underground, mas com a visibilidade alcançada com esses shows houve o convite para mais 30 em dezembro do mesmo ano ao lado de Kreator e Dimmu Borgir. Com a chegada do ano de 1998 a banda gravou o segundo album, o “Apocalyapti Revelation”, este foi gravado na Alemanha no estúdio de Harrys Johns, que já havia produzido Kreator e Sodom. A partir dai a banda cresceu, tornando-se um orgulho nacional.

Hon-Ra: Hon-Ra é uma banda de Thash Metal da cidade de Caxias do Sul, integrada por Wagner de Moraes, Jener Milani e Rodrigo Zanella, e esta reparando-se para as gravações do 4° Single , “RONIN”. suas principais influências são Black Sabbath, Cannibal Corpse, Deicide, Iron Maiden, Metallica, Slayer. No ano de 2015 realizou o primeiro Hon-Ra Metal Fest em sua cidade natal onde outros nomes do underground gaúcho apareceram.

Hibria:  Hibria é uma banda de Heavy Metal brasileira criada em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul em 1996. Atualmente, a banda está divulgando o seu álbum homônimo, lançado em 2015 através de uma turnê entitulada Metal Maniac Inside Tour com datas no Japão, América do Norte e Brasil. Vista com esperança de renovação do gênero, a banda tem consolidado seu nome no Brasil e no mundo com lançamentos que tem sido reconhecidos tanto pela crítica especializada como pelo público. Este ano a banda comemora 20 anos de estrada. 

Scelerata: Scelerata é uma banda de heavy Metal gaúcha que mescla influências desde o power metal, thrash metal, hard rock e atémúsica tradicional gaúcha. A Banda tem tocado ao lado de grandes nomes como Deep Purple,  Angra, Paul Di’Anno,  Shaaman, Gamma Ray, Blind Guardian, entre outros. Tem tocado internacionalmente desde 2006. A banda gravou o seu terceiro álbum de inéditas, o primeiro com Fabio Juan nos vocais: The Sniper, lançado em 2012. The Sniper foi produzido, mixado e masterizado por Charlie Bauerfeind e teve as sessões de gravação de bateria feitas na Alemanha, nos estúdios da lendária banda de metal alemã Blind Guardian, o Twilight Hall Studios. Ele também possui Andi Deris ( e Paul Di’Anno como convidados especiais, não somente como cantores, mas também como compositores e co-autores. A banda lançou um vídeo-clip para a música “Rising Sun”. 

Bloody Violence: Banda da capital gaúcha, a Bloody Violence, nasceu em 2013 como um projeto do  guitarrista Igor Dornelles, que, acompanhado pelos integrantes Cantídio Fontes (vocal), Israel Savaris (baixo) e Eduardo Polidori (bateria), estreia com o EP “Obliterate”. O grupo pratica um Death Metal bastante técnico, extremamente brutal e complexo, principalmente no que diz respeito à guitarra, trazendo um diferencial imenso para tirar o Death Metal da mesmice. Após o lançamento do EP, a banda lança em 2015 o disco “Divine Vermifuge”, e sai em turnê europeia. 

Distraught: Distraught é uma banda de Thrash Metal de Porto Alegre fundada em fevereiro de 1990, lançando a demo tape “To Live Better”. A primeira gravação em cd ocorreu no ano de 1994 ao lançar o split-cd “Ultimate Encore” com duas bandas de São Paulo. Em 1995, lançou a demo tape “Advance Tape” e em 1998 sai o primeiro álbum independente: “Nervous System”. Em 2009 a banda lança seu sexto álbum, “Unnatural Display of Art”, pelo selo Encore Records. Em abril de 2010 a Distraught abriu o show da banda Megadeth em Porto Alegre e tem progressivamente aumentado sua repercussão nos cenários nacional e latino. Em 2015 lançou seu mais novo trabalho, o disco “Locked Forever”.

Hell Wizard: Hell Wizards foi fundada no inicio de outubro do ano de 2012 na cidade de porto Alegre, integrada por  Leo Nunes – Vocals/Guitar, Alysson Martini – Drums, Henrique “Ogro” Menezes – Bass e Lucas “Alba” Queiróz – Guitar fazem um Groove Metal de ótima qualidade.

Save Our Soul: Na ativa desde 2009, a Save Our Souls, banda brasileira formada em Porto Alegre o estado do Rio Grande do Sul, vem se destacando pela qualidade das suas composições, num estilo próprio e único, oriundo de diversas vertentes, auto-intitulado como Gothic Prog Metal. Formada por Melissa Ironn (vocal/teclados), Marlon Lago (guitarra/backing vocals), Andrêss Fontanella (bateria) e Jackson Harvelle (baixo), a Save Our Souls integra em suas composições suas influências diversas, através de riffs de guitarra e linhas de baixo marcantes e agressivas num estilo mais heavy/trash metal, com levadas de bateria muito bem elaboradas e irreverentes oriundas do Prog, teclados, ora com orquestrações mais marcantes inspiradas em trilhas de filmes, ora mais flexíveis completando toda a parte instrumental conforme a composição pede, e vocais femininos que oscilam entre o lírico, o belting e até mesmo alguns raros guturais, tudo isso constituindo uma atmosfera única, em músicas que trazem consigo toda a personalidade da banda.

 

A Sorrowful Dream:  A banda A Sorrowful Dream tem estado na estrada por 19 anos. Formou-se em Sapucaia do Sul, cidade da Grande Porto Alegre, mostra-se influenciada pela cena heavy metal europeia dos anos noventa que combinava heavy metal com sonoridades mais delicadas, principalmente no que se refere ao uso de orquestrações, instrumentos acústicos, ambientações góticas e vocais femininos, em contraste com guitarras distorcidas e vozes masculinas agressivas e graves. Nesse sentido, ASD apresenta uma musicalidade influenciada por um rol de elementos trazidos da música tanto gótica e clássica, quanto do death e do black metal. Muitos demos foram lançados até 2009. No entanto, nesse ano, o primeiro álbum full-length d’ A Sorrowful Dream foi lançado. Toward Nothingness foi um lançamento independente e tem sido um dos mais importantes lançamentos brasileiros do gênero até o momento.
Atualmente, a banda divulga o seu segundo álbum, Passion. Esse full-length contém, em princípio, os mesmos elementos com os quais o primeiro foi construído, mas é clara a evolução da banda em termos de experimentalismo, novas influências e temas abordados pelas letras.

In Torment: In Torment é uma banda de Death Metal natural da cidade de São Leopoldo, formada no ano de 1997, ja lançou 4 demos e dois álbuns abordando em suas letras matança, brutalidade, tortura e maldade.

Estas são somente algumas das muitas bandas de qualidade presentes no estado.

 

Fontes:

Wikipédia

Bandas De Garagem

Brasil Metal História

Rock Gaúcho

Hard Metal Brasil Wiki

Facebook pages

Imagem destacada: “Arte do livro Tá no Sangue”

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s