folk_metal_by_redalakchiri-d4zjp2yO Folk Metal é um estilo que mescla os elementos do Heavy Metal tradicional com elementos de músicas folclóricas celtas, eslavas, escandinava, védicas e outros.

as principais características do Folk Metal são:

  • A presença de instrumentos musicais folclóricos (gaita-de-fole, violino, flauta, harpa, etc.) ou apenas o som destes feito por um teclado ou sintetizador.
  • Ritmos e melodias feitos com os instrumentos usuais do heavy metal, cuja sonoridade remete à música folclórica.
  • Linhas vocais típicas da música folclórica
  • Letras com temas folclóricos ou mitológicos.

Obs: Bandas que usam temas folclóricos em suas letras mas não possuem esta influência em suas melodias geralmente não são consideradas como bandas de folk metal.

As bandas percursoras do gênero são:

  • Skyclad, misturando Heavy Metal puro com Folk, fazendo um som rápido com vocais inspirados no ‘Irish Folk’, instrumental com guitarras e violinos contracenando.
  • Cruachan abordando temas como o paganismo, e a natureza em suas músicas,praticando um Heavy/Folk mais sujo, com vocais femininos.
  • Ensiferum, agora adicionando ‘Viking Metal’ ao Folk, os instrumentos musicais para gerarem a atmosfera típica, produzidos por teclados.
  • Elvenking, criou uma mistura de Power/Folk Metal, nota-se uma influencia de Skyclad, por parte dos vocais, liricamente se trata de temas fantasiosos.
  • Tuatha de Danann, pioneira no Brasil, mistura de Heavy/Folk metal influenciado pela música folclórica celta, com fortes marcas de som rápido e pesado, flautas, vocais guturais e às vezes vocais femininos.
  • Turisas, Turisas é uma banda finlandesa de Folk Metal sinfônico fundada em 1997 pelo vocalista Mathias Nygård e o guitarrista Jussi Wickström. Seu nome oriunda de um monstro marinho da mitologia finlandesa algumas vezes considerado um deus da guerra. Embora definam seu próprio estilo como “Battle Metal” (que inclusive é nome de um de seus CDs), é considerado como Folk Metal por vários críticos músicais.
  • Gwydion: Gwydion é uma banda portuguesa que surgiu em 1995, apaixonada pelo Heavy metal e pela cultura celta, criaram um som típico de viking metal. Em Portugal os sub-gêneros mais utilizados são o Black metal, death metal e thrash metal, daí a influência desta banda.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s